Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Eventos

O Programa mantém três reuniões de catálogo bienais:

1) o Simpósio de Estudos Clássicos da USP:

 Criado em 2005, destina-se aos pesquisadores docentes da USP e também de outras instituições de ensino e pesquisa do País e do Exterior. Trata-se de uma reunião temática, em que pesquisadores docentes de letras clássicas e também de história e filosofia antiga de IES do País e do Exterior participam de mesas-redondas, com três integrantes, proferem uma conferência e, em seguida, debatem com o público.

Desde 2005 realizaram-se sete edições (2005, 2006, 2008, 2010, 2012, 2015 e 2016).

Do evento resultaram quatro publicações:

SANTOS, M. M. (org.) 1o Simpósio de Estudos Clássicos da USP. São Paulo: Humanitas, 2006;

SEBASTIANI, B. B.; SANTOS, M. M.; OLIVA NETO, J. A.; HASEGAWA, A. P.; CORREA, P. C. (org.) 2o Simpósio de Estudos Clássicos da USP. São Paulo: Humanitas, 2007;

SEBASTIANI, B. B.; SANTOS, M. M.; DUARTE, A. S. (org.). 3o Simpósio de Estudos Clássicos da USP. São Paulo: Humanitas, 2009;

CORREA, P. C.; MACEDO, J. M. M.; SANTOS, M. M.; HASEGAWA, A. P. (org.) Hyperboreans. Essays in Greek and Latin poetry, philosophy, rhetoric and linguistics. São Paulo: Humanitas, 2012 (decorrente da quarta edição do evento).

 2) o Seminário de Pós-Graduação em Letras Clássicas da USP:

 Criado em 2004, destina-se aos pesquisadores discentes da USP e também de outras instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo. Nessa reunião, pesquisadores discentes de Letras Clássicas são convidados a participar de sessões em que, a cada vez, dois orientandos expõem o estado atual de sua pesquisa, e um terceiro debate a exposição, assinalando problemas de interpretação, argumentação, metodologia, referências bibliográficas, etc. Para tanto, os expositores elaboram os textos de sua apresentação e os enviam, antecipadamente, aos debatedores, para que também estes elaborem os textos de sua intervenção. Ao passo que os participantes do "1o Seminário" foram apenas discentes do PPG em Letras Clássicas da USP, para o "2o Seminário", todavia, além dos discentes da USP, foram convidados pesquisadores da UNICAMP. A partir daí, o Programa estendeu o convite a pesquisadores também da UNESP, abrangendo, portanto, as IES públicas do Estado e, mais à frente, deverá estender o alcance da reunião às IES públicas do País.

Desde 2004 realizaram-se seis edições (2004, 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013).

3) a Semana de Estudos sobre o Período Helenístico:

 Criado em 2007 por quatro docentes do PPG que em 2012 fundaram o GP "Hellenistica", o evento passou a ser bienal desde a segunda edição em 2011. Destina-se a produzir conhecimento atualizado sobre um período da história cultural da Grécia que, importante por si mesmo e importante pelo quanto diz respeito à história cultural de Roma, não vinha sendo, todavia, devidamente encarecido no Brasil. A partir da terceira edição (2013), passou a ser evento internacional.

Desde 2007 realizaram-se quatro edições (2007, 2011, 2013 e 2015).

Do evento resultaram duas publicações:

OLIVA NETO, J. A. (org.) I Semana de Estudos Helenísticos. São Paulo: Humanitas, 2010;

SEBASTIANI, B. B.; RODRIGUES JUNIOR, F.; HASEGAWA, A. P.; OLIVA NETO, J. A. (org.) Hellenistica. São Paulo: Humanitas, 2013 (decorrente da segunda edição do evento).

Todas as reuniões visam não só a ensejar o contato acadêmico e a troca de conhecimentos e pontos de vista, mas também a estimular nos orientandos do Programa o espírito acadêmico do debate científico.