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"A imagem das palavras e a palavra das imagens"

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Paulo Martins

Descrição: O Projeto de Pesquisa em questão está inserido na Linha de Pesquisa Discurso Teórico Greco-Latino do PPGLC do DLCV da FFLCH/USP. Seus objetivos são: 1) O mapeamento terminológico-conceitual das práticas artísticas plásticas e pictóricas da Antiguidade Clássica Greco-Romana, observando suas especificidades, diferenças e semelhanças, sob uma perspectiva diacrônica de suas aplicações e usos lingüísticos. 2) O levantamento e a análise de textos gregos e latinos que se referenciam a partir das homologias entre as artes visuais e as artes letradas. 3) A compilação e interpretação de mecanismos cognitivos, aplicados às artes visuais e textuais que se sustentem a partir da visualização perceptiva física ou anímica. 4) A leitura e a tradução de textos e tratados que pautem as práticas fisiognômicas na Antiguidade grega e romana. 5) A descritividade e a narratividade ecfrástica em chave genérica diversa. 6) Reflexão e análise da figuração discursiva histórica e poética. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Paulo Martins - Coordenador / João Angelo Oliva Neto - Integrante / Melina Rodolpho - Integrante / Lya Valéria Grizzo Serignolli - Integrante / Cynthia Helena Dibbern - Integrante / Henrique Verri Fiebig - Integrante / Rosângela Santoro de Souza Amato - Integrante / Daniel Rinaldi - Integrante / Gustavo Borghi - Integrante / Bárbara Costa e Silva - Integrante / Mayara Pereira - Integrante / Ferando Gorab - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Pró-Reitoria de Pesquisa da USP - Bolsa.

 

Início: 2011

Conclusão: 2016

"'Academica': estudo e tradução".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído

O trabalho se constitui de tradução completa e notas das Acadêmicas de Cícero; partes já completadas: uma introdução sobre a produção filosófica de Cícero, a tradução e notas das Academica posteriora; parte em execução: tradução e notas das Academicas priora. As Acadêmicas tratam basicamente do problema do conhecimento, de como a mente adquire conhecimento, de como o homem pode dar ou não seu assentimento, sua concordância, ao que lhe aparece. Cícero apresenta os conflitos que dividiam as duas Academias: a anterior, que lhe foi dirigida por Espeusipo e depois por Xenócrates, discípulos de Platão; a chamada Nova Academia, que começou com Arcésilas, seguido mais tarde por Carnéades.

Observações: 

Início: 2009
Concluído: 2012

"A dinâmica da intertextualidade na obra poética do humanista português Antônio de Gouveia e em suas fontes clássicas".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Ricardo da Cunha Lima

Edição da obra poética quinhentista de Antônio de Gouveia (epigramas e elegias), com foco nas relações intertextuais de imitação de autores clássicos como Ovídio e Virgílio.

Observações: 

Início: 2010

Conclusão: 2016

"A Filosofia de Platão".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Adriano Machado Ribeiro

O projeto se centra na tradução dos diálogos de Platão, sobretudo naqueles em que se delimita a filosofia em contraposição aos considerados equívocos das práticas retóricas e poéticas, bem como contra o ensino sofístico. Além disso, busca na tradição que se diz ancorar em Platão os elementos de permanência dessas questões.

Observações: 

Início: 2012

Conclusão: 2016

"A História pragmática de Políbio".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído

Estudos críticos centrados nas Histórias de Políbio de Megalópolis (200? - 118? a.C.).

Observações: 

Início: 2007; conclusão: 2013.

"A Literatura helenística".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Fernando Rodrigues Jr.

O projeto tem por objetivo o estudo dos textos poéticos em língua grega produzidos durante o período helenístico (323 a 31 a. C.) centrando-se nas obras supérstites de Calímaco, Apolônio de Rodes e Teócrito. Por meio de uma discussão estética sobre a delimitação e a mescla dos gêneros poéticos como parte integrante de um programa poético, pretende-se abordar o tratamento dado à épica, ao jambo, à elegia, ao epigrama e à poesia bucólica a partir do conceito de arte alusiva aplicado à produção poética helenística.

Observações: 

Início: 2013

Conclusão: 2016

"A mélica arcaica e tardo-arcaica: temas, formas e linguagem".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Giuliana Ragusa

O projeto de pesquisa centra-se no estudo da poesia mélica grega, composta entre fins do século VII a meados do V a.C., em várias localidades e a partir de diversas tradições culturais, representada fundamentalmente pelo cânone dos “nove líricos”: Álcman, Safo, Alceu, Estesícoro, Íbico e Anacreonte, na fase arcaica; Simônides, Baquílides e Píndaro, na tardo-arcaica. A preocupação fundamental desse estudo é de analisar, na obra remanescente desses poetas, temas proeminentes e recorrentes, formas que se repetem na construção estilística dos versos e o trabalho com a linguagem em seus variados tons, registros e figurações. A abordagem dessa obra privilegia sempre o texto grego, combinando as tarefas de análise interpretativa e tradução, e considerando suas fontes de transmissão, suas principais edições e a relação que pode estabelecer com elementos extratextuais, sobretudo com dados da história, arqueologia e religião gregas.

Observações: 

Início: 2009

Conclusão: 2012

"A recepção dos clássicos nos autores cristãos".

Linha de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Situação: 
Concluído

Este Projeto de Pesquisa tem como meta compilar, traduzir, comentar e analisar textos escritos em latim, que, herdeiros da tradição retórica clássica, foram, no entanto, produzidos em contextos que os obrigaram a adaptar-se a funções novas, não previstas na Antiguidade em que seus autores se inspiravam. Por exemplo, estudamos o uso que autores cristãos fazem dos genera oratórios clássicos, agora a serviço das polêmicas religiosas. Neste projeto contemplamos não apenas os discursos que aplicam a retórica antiga a novas realidades (Patrística, debates dogmáticos etc.) como também textos que discutem e teorizam essa nova prática (como os trabalhos de Erasmo que discutem conceitos como imitatio, apte dicere, decorum etc.), o que nos permite incluir este Projeto naquilo a que hoje se dá o nome de Recepção dos Clássicos.

Observações: 

Início: 2009

Conclusão: 2014

"A teia do saber: relações entre discurso histórico, filosófico e retórico".

Linha de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Situação: 
Concluído

O projeto visa à investigação das relações entre os discursos histórico e filosófico e a retórica na Grécia antiga.

Observações: 

Concluído em maio/2012.

"A tragédia de Eurípides: tradução e estudo".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Adriane da Silva Duarte

O objetivo desse projeto é o estudo e tradução das tragédias de Eurípides, visando relacioná-las a seu tempo e à cidade de Atenas.

Observações: 

Início: 2010.

Conclusão: 2016

"A vida mestra da história: fracasso e lucidez nos textos de Tucídides e Políbio"

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído

Definição e exame da historiografia antiga elaborada por apostrátegoi com base nos relatos que Tucídides e Políbio produziram sobre os próprios fracassos políticos. Desenvolvimento em três etapas que pressupõem abordagem comparativa: análise do modo como Tucídides e Políbio rememoraram o respectivo insucesso; análise do refinamento da reflexão política de cada historiador implicado pelos juízos sobre outros estrategos; e análise da função sócio-política do apostrátegos escritor de história em seu contexto. Hipóteses fundamentadas em trabalhos de J. Thornton, para quem os aspectos culturais e retóricos desses textos se subordinam às finalidades políticas que cada historiador perseguiu ao escrever.

Início: 2014

Conclusão: 2016

Apoios: FAPESP, CAPES, CNPq (PQ/2014-6)

"Afrodite em Baquílides e Píndaro – a deusa e os dois últimos grandes mélicos gregos"

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Giuliana Ragusa

O projeto centra-se no estudo da representação de Afrodite na poesia mélica grega tardo-arcaica (séculos VI-V a.C.) em seus dois últimos grandes nomes,  Baquílides e Píndaro, a fim de analisar interpretativamente e traduzir as canções desses poetas e nelas a imagem da divina personagem. Eis o corpus de canções deste projeto que dá sequência a anos de estudo sobre Afrodite no gênero mélico: Baquílides: Epinício 5; Ditirambo 17; Píndaro: Odes olímpicas 1, 6, 7 e 10; Ode nemeica 8; Ode ístmica 2; Odes píticas 2, 4, 5, 6 e 9; Peãs 2 e 6; Frs. 122, 123, 217 [Snell, 1964; Snell-Maehler, 1987]. Ao refletir sobre esse corpus, adotarei a mesma perspectiva de pesquisas anteriores, articulando à análise dos textos dados interdisciplinares relevantes à sua compreensão e concernentes aos contextos histórico-culturais em que foram produzidos, bem como à sua circulação e transmissão até nossos dias.

Início: 2015

Conclusão: 2017

"Cícero e a perfeição oratória: estudo e tradução do 'Brutus'".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído

O projeto se constitui de tradução completa com notas e um estudo do livro Brutus, ainda não divulgado em português. Nessa obra Cícero apresenta resumo da oratória grega e do desenvolvimento da técnica oratória seguido, mais extensamente, de um histórico da eloquência na Roma antiga. Dentre os mais expressivos trabalhos do orador, Brutus retoma também pontos apresentados em tratado anterior – De oratore – sobre a arte da palavra.

Observações: 

Início: 2013

Conclusão: 2016

"Conceito de physis nos tratados hipocráticos do século V a.C. e sua recepção no XIX"

Linha de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Henrique Fortuna Cairus

O projeto está inserido na linha "Uma história do conceito de physis" (UFRJ), e visa a aplicar os mesmos recursos teóricos e metodológicos da linha especificamente aos tratados do Corpus hippocraticum do século V a.C., com certa ênfase em suas reveberações em Aristóteles.

"Elegia, epigrama e jambo na Grécia antiga".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Paula da Cunha Corrêa

Objetivos: investigar a especificidade do jambo, do epigrama e da elegia enquanto gêneros poéticos na Grécia antiga; desenvolver comentários filológicos aos textos e estudos temáticos relativos ao corpus.

Observações: 

Início: 2007

"Épica hesiódica e homérica".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
André Malta Campos

Estudos temáticos e/ou comparativos envolvendo os poemas Teogonia e Trabalhos e dias, de Hesíodo, Ilíada e Odisseia, de Homero, e os chamados Hinos homéricos, com o intuito de descortinar pontos importantes para a compreensão dessas obras, das relações entre elas e o modo como elementos seus aparecem em trabalhos posteriores ou em outros gêneros.

Observações: 

Início: 2007

Conclusão: 2016

"Estudo da organização dos livros das Odes de Horácio".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído

Pretende-se investigar como Horácio organiza seus quatro livros de Odes. Primeiramente, será estudada a organização dos três primeiros que foram publicados conjuntamente, fato evidenciado pela relação tanto da res como dos uerba dos carm. 1, 1 e 3, 30. Tal investigação passa pelo estudo da métrica, dos modelos (arcaicos e helenísticos), das espécies, entre outros aspectos. Depois, numa segunda fase, será estudada a disposição do quarto e último livro das Odes, que parece dialogar com boa parte da produção anterior, fato evidenciado pelo carm. 4, 8, em que não só se refere ao primeiro conjunto lírico, mas também ao livro dos Epodos.

Observações: 

Início: 2012

Conclusão: 2016

"Estudo e tradução da poesia trágica de Sêneca".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído

No estágio atual, este projeto visa à tradução e ao estudo de três peças do corpus trágico senequiano que tratam dos ciclos mitológicos dos Pelópidas e da guerra troiana: Agamêmnon, Tiestes e Troianas. Propõe-se uma tradução em versos metrificados, tendo, como critério geral, a busca de analogia com expedientes de elocução do texto original, relativos ao gênero estilístico próprio da tragédia antiga e a particularidades do estilo poético de Sêneca. O estudo abordará aspectos teóricos envolvidos na composição dramática grega e latina, referentes à forma e ao conteúdo, visando a explicitar elementos da poética subjacente ao texto.

Observações: 

Início: 2007

Conclusão: 2016

"Estudos Ciceronianos: retórica e oratória".

Linha de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Adriano Scatolin

Este projeto tem por objetivo estudar e traduzir as obras retóricas e oratórias de Marco Túlio Cícero. Dentro da pesquisa, busca-se a leitura, análise e interpretação dos textos segundo os preceitos que davam forma a sua escrita e recepção, ou seja, propõe-se uma leitura retórica da obra retórica e oratória de Cícero. Dentro da tradução, propõem-se equivalentes elocutivos do original na variante brasileira do português.

Observações: 

Início: 2010

Conclusão: 2015

"Eurípides: teatro completo, estudo e tradução".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído

Estudo e tradução do teatro de Eurípides como documentos literários da permanência e transformação do pensamento mítico no horizonte cultural e político de Atenas no século V a.C.

Observações: 

Período: 2009-2014

"Gêneros poéticos e discursivos na tragédia ática".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Christian Werner

Trata-se de percorrer os modos como a tragédia ática articula gêneros poéticos e discursivos, em particular, através da narrativa de histórias tradicionais ("mitos").

Observações: 

Início: 2011

Conclusão: 2013

"Imagens na Antiguidade Clássica".

Linha de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Paulo Martins

Objetivos: 1) O mapeamento terminológico-conceitual das práticas artísticas plásticas e pictóricas da Antiguidade Clássica Greco-Romana, observando suas especificidades, diferenças e semelhanças, sob uma perspectiva diacrônica de suas aplicações e usos lingüísticos; 2) O levantamento e a análise de textos gregos e latinos que se referenciam a partir das homologias entre as artes visuais e as artes letradas; 3) A compilação e interpretação de mecanismos cognitivos, aplicados às artes visuais e textuais que se sustentem a partir da visualização perceptiva física ou anímica; 4) A leitura e a tradução de textos e tratados que pautem as práticas fisiognômicas na Antiguidade grega e romana; 5) A descritividade e a narratividade ecfrástica em chave genérica diversa; 6) Reflexão e análise da figuração discursiva histórica e poética.

Observações: 

início: 2007

"Implicações sobrenaturais na tragédia de Sêneca: relações entre deuses e homens".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído

Partindo do que se observa na tragédia grega e confrontando-a com a latina podemos depreender que, com referência às relações entre homens e deuses, há uma grande diferença entre os enfoques verificados nas obras trágicas pertencentes a ambas as literaturas. Na tragédia latina, ou seja, nos textos de Sêneca, há poucas aparições de deuses. As divindades quando são mencionadas ou operam com entidades às quais se dirigem súplicas e pedidos, ou são consideradas como seres superiores que protegem os homens, ou, ainda, como seres merecedores de críticas e censuras. A análise das tragédias senequianas – objeto de nosso projeto de pesquisa – permitirá um posicionamento mais rigoroso em face da questão.

Observações: 

Projeto cadastrado no CNPq e contemplado com Bolsa Pesquisa para o período 2012-2017.

"Lições sobre metaplasmos e figuras".

Linha de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Situação: 
Concluído

Objeto: lições de gramáticos e rétores gregos e latinos sobre metaplasmos e figuras e também sobre os vícios correspondentes, isto é, sobre barbarismos e solecismos. Finalidade: investigar os critérios que pautam a distinção entre metaplasmo e figura, e os que pautam a diferença entre virtudes (= metaplasmos e figuras) e vícios (= barbarismos e solecismos) do discurso; investigar a dependência de uma lição para outra.

Observações: 

Início: 2007

Conclusão: 2016

"Língua e poética grega e indoeuropeia".

Linha de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Situação: 
Concluído

Objeto: estudo de aspectos gramaticais e discursivos da língua grega antiga, no propósito de verificar, ao longo da história, como eles são utilizados nos diversos gêneros englobados por poesia e prosa, inclusive para retraçar, com base no método comparativo, a possível origem indoeuropeia de determinados artifícios retóricos vinculados à gramática poética e a figuras mitológicas dessa tradição.

Finalidade: analisar, em estudos de caso específicos, como certos fatores linguísticos (sobretudo morfológicos, sintáticos, pragmáticos e retóricos) refletem-se nas obras e lhes afetam a interpretação. Será dada especial atenção, quanto à língua, a temas como aspecto verbal, partículas, coerência discursiva, formas dialetais etc.; quanto à poética, o propósito é traçar, quando possível, uma tipologia mínima de certos artifícios poéticos em diversos gêneros (poesia heroica, poesia sagrada, poesia mágica etc.).

Observações: 

Início: 2010

Conclusão: 2016

"Mito e dialética nos diálogos de Platão".

Linha de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Situação: 
Concluído

Estudo sobre a permanência e transformação do pensamento mítico no horizonte do pensamento técnico e as homologias estruturais entre o pensamento mítico e pensamento filosófico nos Diálogos de Platão.

Observações: 

Início: 2007

Conclusão: 2016

"Mitógrafos gregos e latinos: Higino, Apolodoro, Ps.-Eratóstenes".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído

Objeto: obras de Higino ("Mitos"; "Da astronomia"), Apolodoro ("Biblioteca"), Ps.-Eratóstenes ("Catasterismos").

Finalidade: investigar a dependência de uma obra para outra (p. ex., do "Da astronomia" para os "Catasterismos"), fontes comuns às obras (p. ex., aos "Mitos" e à "Biblioteca"), critérios que norteiam a organização dos mitos narrados (p. ex., critérios genealógicos), gêneros de interpretação dos mitos (p. ex., interpretação alegórica, racionalista, etc.).

Observações: 

Início: 2009

Conclusão: 2016

"O diálogo 'De ira' de Sêneca: estudo, tradução e notas".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído

Projeta-se a tradução integral do diálogo De ira de Sêneca. O estudo deverá abarcar questões filológicas, teórico-literárias e filosóficas, com destaque para tópicos desse diálogo que tenham particular interesse para o estudo das tragédias de Sêneca, sobretudo no tocante à caracterização de personagens iradas.

Observações: 

Início: 2011.

Conclusão: 2016

Vinculado ao projeto "Textos filosóficos latinos: tradução e estudo".

"O hexâmetro dactílico português".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído

O projeto visa a arrolar todos os autores e todos os poemas portugueses, quer sejam originais, quer sejam tradução, que empreguem a reconstrução do hexâmetro datílico grego, atualizá-los às normas do português contemporâneo e anotá-los.

Objetivos: imediatamente repor em circulação autores e as modalidades do hexâmetro datílico vernáculo, que ulteriormente utilizado com variações por Carlos Alberto Nunes nas traduções que fez da Ilíada, Odisséia e Eneida, tivera floração no fim século XVIII e começo do XIX em Portugal. Mediatamente reunir informação teórica e prática sobre possibilidades tradução de autores antigos para fomentar a história da tradução poética da épica grega e romana em português.

Observações: 

Início: 2010

Conclusão: 2016

"Odisseu e a astúcia: uma interpretação da 'Odisseia'".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
André Malta Campos

O objetivo desta pesquisa é realizar uma interpretação da Odisseia centrada no seu herói principal, Odisseu, tomando seu mais destacado traço de caráter a astúcia (em grego, mêtis) como fio condutor para a leitura integral desse épico. O estudo pretende combinar três enfoques (desenvolvidos na pesquisa anterior), decorrentes de uma percepção particular da linguagem no interior da poesia homérica: o enfoque moral (segundo o qual os personagens.

Observações: 

Início: 2011

Conclusão: 2016

"Os Diálogos de Platão".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Daniel Rossi Nunes Lopes

Este projeto pretende estudar os diversos aspectos filosóficos e literários dos diálogos de Platão, com ênfase especial na tradução de sua obra.

Observações: 

Início: 2009

Conclusão: 2016

"Os gêneros antigos da poesia e sua tradução ao português".

Linha de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
João Angelo Oliva Neto

O projeto tem duas duas vertentes: a primeira visa a estudar o epos mais os três gêneros poéticos confins (elegia, iambo, lírica e epigrama) a partir, primeiramente, das teorizações da poética antiga e, secundariamente, a partir da retórica antiga. Em poética incluem-se as poéticas de Aristóteles e Horácio, as respectivas seções em Quintiliano, Dioniso de Halicarnasso, Pseudo-Longino; as respectivas seções dos gramáticos, dos metricistas, dos escoliastas e dos lexicógrafos. A segunda vertente contempla a teoria e a prática da tradução (poética e não-poética) de autores gregos e latinos; o estudo das traduções poéticas ao português realizadas a partir do século XVIII e a teorização antiga sobre tradução.

Observações: 

Início: 2007

Conclusão: 2016

"Pensamento ético-político grego dos sécs. V e IV a.C.".

Linha de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Daniel Rossi Nunes Lopes

Este projeto temático tem como intuito investigar as formas de reflexão sobre a natureza ético-política do homem nos diversos gêneros de escrita dos sécs. V e IV, em especial a sátira política na comédia de Aristófanes, o pensamento ético-político em Tucídides, os “sofistas”, a filosofia moral e política de Platão e de Aristóteles, e o modelo de educação de Isócrates.

Observações: 

Início: 2009

Conclusão: 2015

"Poesia lírica arcaica: Píndaro".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Christian Werner

Análise e tradução de uma seleção da poesia pindárica conservada. A análise é histórico-filológica e seu núcleo são as condições de produção e recepção dos poemas no contexto da tradição poética grega arcaica, em especial, a circunscrição do gênero das composições.

Observações: 

início: 2009

conclusão: 2013

"Práticas Discursivas Gregas".

Linha de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Adriano Machado Ribeiro

O projeto busca mapear as práticas argumentativas e persuasivas na Grécia a partir, sobretudo, do uso mais efetivo da prosa como meio de expressão no V século a.C. Sendo assim, busca circunscrever a aplicação de argumentos persuasórios nos debates políticos da pólis; sua moldagem no assim chamado ensino "sofístico"; sua presença no discurso historiográfico; a utlização dela na rhésis da tragédia; sua eficácia em discursos oratórios, como o de Lísias e o de Demóstenes; sua formulação prescritiva no surgimento da téchne retórica no IV século; a configuração dela na "léxis" da "filosofia" de Isócrates em suas diferenças tanto em relação a Platão quanto aos sofistas.

Observações: 

Início: 2008

Conclusão: 2016

"Relações entre filosofia, retórica e poética em textos latinos".

Linha de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Sidney Calheiros de Lima

Neste projeto, busca-se estudar o modo como o discurso filosófico em latim se relaciona, em autores diversos, com a retórica e com a poética. Discute-se, de uma parte, como a prosa filosófica de Cícero, de Sêneca, dentre outros, lida com elementos normalmente estudados nos tratados de retórica. Pretende-se investigar em que medida esses autores associam o discurso filosófico ao discurso do orador, quando refletem sobre noções como ratio, por um lado, e como ethos, pathos e probabile, por outro; elementos que eles julgam, muitas vezes, ser constituintes do discurso próprio da filosofia. De outra parte, discute-se o modo como o pensamento filosófico encontra expressão poética nos latinos. Por um lado, quando é objeto de manifestas exposições, como no caso de Lucrécio. Por outro lado, quando forma como que o pano de fundo de obras que não se apresentam, de modo manifesto, como exposições sistemáticas de filosofia, como os sermones e as epistulae de Horácio, por exemplo. Investiga-se, ainda, no que se refere à relação entre poética e filosofia, as construções miméticas de que se servem os autores nos textos que discutem, expõem ou apenas mencionam doutrinas filosóficas.

Observações: 

Início: 2012

Conclusão: 2016

"Retórica e oratória na Roma antiga"

Linha de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Adriano Scatolin

Estudo e tradução de discursos e textos teóricos antigos sobre retórica e oratória.

Início: 2016

"Tradições poéticas e discursivas em Homero e Hesíodo".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
Christian Werner

Na cultura músico-literária grega, gêneros poéticos não são categorias estanques, mas tipos de discurso, condicionados por dicção e ocasiões de performance específicos, que se definem mutuamente. Esta pesquisa examina as condições de produção e recepção do “epos” homérico e do hesiódico.

Observações: 

Início: 2011.

"Tradução da poesia e da prosa grega"

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído
Docente(s): 
André Malta Campos

Reflexão sobre a prática de verter para o português obras gregas antigas (em verso e prosa), em que se toma o ato de traduzir como instância capaz de iluminar características do original, no nível semântico e formal.

“Mortos e vivos na tragédia latina: relações interfaciais”.

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído

As referências à presença de mortos que se relacionam com os vivos é bastante frequente na literatura greco-latina. Na Grécia, encontramo-las nas epopeias homéricas, em Hesíodo, em tragédias de Ésquilo e Eurípides, na comédia de Aristófanes; em Roma, em Virgílio, Horácio, Tibulo, Propércio, Ovídio, Sêneca. Nas tragédias senequianas há referências a epifanias de mortos (As troianas e Édipo), há fantasmas que se fazem presentes em prólogos (Tiestes e Agamêmnon), relatos a viagens feitas ao mundo das sombras e pormenorizadas descrições do inferno (A loucura de Hércules). O tratamento do tema da morte nas tragédias, a verificação de influências intertextuais, a definição das relações existentes entre sombras de mortos e pessoas vivas, a presença de elementos doutrinários no enfoque das ocorrências, tudo isso, em conjunto, será objeto de pesquisa que pretendemos realizar e que consistirá em uma análise minuciosa de caráter antropológico, filosófico, literário e dramatúrgico, alicerçada em fundamentação teórica constante de textos de renomados autores que se voltaram para essa questão.

Observações: 

Projeto cadastrado no CNPq, implementado de mar/2009 a fev/2012.

“Tragédias de Sêneca: 'Agamêmnon', 'Troianas' e 'Tiestes' - estudo e tradução" (1ª fase).

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Concluído

Com vistas à tradução integral do corpus de tragédias atribuídas a Sêneca, este projeto contemplou, na primeria fase, a peça Agamêmnon, já publicada (São Paulo: Globo, 2009), devendo proseguir, na segunda fase, com o estudo e tradução das peças Troianas e Tiestes. O estudo trata de aspectos teóricos envolvidos na composição dramática grega e latina, referentes à forma e ao conteúdo, visando a explicitar elementos da poética subjacente ao texto. A tradução é realizada em versos metrificados e nela se busca, como critério geral, obter analogia com expedientes de elocução do texto original, relativos ao gênero estilístico próprio da tragédia antiga e a particularidades do estilo poético de Sêneca. 

Observações: 

Primeira fase de execução (2007-2009): concluída.