Simpósio de Iniciação Científica em Letras Clássicas da USP

Criado em 2012 e promovido pelo PPGLC, o Simpósio de Iniciação Científica em Letras Clássicas da USP tem por objetivo proporcionar aos alunos de graduação, tanto da própria universidade quanto de outras, que desenvolvem pesquisas de iniciação científica sobre as línguas e literaturas grega e latina a oportunidade de experienciarem um evento acadêmico apresentando seus trabalhos em comunicações orais, além de integrá-los à pós-graduação na medida em que as mesas nas quais se apresentam são moderadas por alunos do programa com os quais podem discutir suas pesquisas, criando assim um ambiente de perspectivas futuras.

Atualmente em sua terceira edição, o evento ocorrerá entre os dias 08 e 11 de agosto de 2022, a partir do qual deverá ser promovido bienalmente, em ano alternado ao Seminário de Pós-graduação em Letras Clássicas da USP.

Caderno de resumos: 2022.

========================================================================================

O Programa mantém três reuniões de catálogo bienais:

1) o Simpósio de Estudos Clássicos da USP:

Criado em 2005, destina-se aos pesquisadores docentes da USP e também de outras instituições de ensino e pesquisa do País e do Exterior. Trata-se de uma reunião temática, em que pesquisadores docentes de letras clássicas e também de história e filosofia antiga de IES do País e do Exterior participam de mesas-redondas, com três integrantes, proferem uma conferência e, em seguida, debatem com o público.

Desde 2005 realizaram-se as seguintes edições: 2005, 2006, 2008, 2010, 2012, 2015 e 20162017, e 2018.

Do evento resultaram quatro publicações:

SANTOS, M. M. (org.) 1o Simpósio de Estudos Clássicos da USP. São Paulo: Humanitas, 2006;

SEBASTIANI, B. B.; SANTOS, M. M.; OLIVA NETO, J. A.; HASEGAWA, A. P.; CORREA, P. C. (org.) 2o Simpósio de Estudos Clássicos da USP. São Paulo: Humanitas, 2007;

SEBASTIANI, B. B.; SANTOS, M. M.; DUARTE, A. S. (org.). 3o Simpósio de Estudos Clássicos da USP. São Paulo: Humanitas, 2009;

CORREA, P. C.; MACEDO, J. M. M.; SANTOS, M. M.; HASEGAWA, A. P. (org.) Hyperboreans. Essays in Greek and Latin poetry, philosophy, rhetoric and linguistics. São Paulo: Humanitas, 2012 (decorrente da quarta edição do evento).

2) o Seminário de Pós-Graduação em Letras Clássicas da USP:

Criado em 2004, destina-se a pesquisadores discentes da USP e também de outras instituições de ensino e pesquisa. Tendo passado, ao longo dos anos, por diferentes formatos, o evento tem como foco a atuação discente, sendo uma oportunidade de confraternizar e conhecer as pesquisas de colegas do programa, além de apresentá-las para pesquisadores e interessados em geral.

Desde 2004 realizaram-se as seguintes edições: 2004, 2005, 2007, 2009, 201120132015, 2017, 2019 e 2021.

3) a Semana de Estudos sobre o Período Helenístico:

Trata-se de um encontro acadêmico organizado pelo grupo de pesquisa Hellenistica, fundado em 2011 na Universidade de São Paulo com o objetivo de organizar periodicamente eventos voltados ao estudo da literatura do período helenístico, reunindo estudiosos brasileiros e estrangeiros que atuam nessa área. A ideia original do encontro remonta a 2007 quando quatro docentes do PPG – Alexandre Pinheiro Hasegawa, Breno Battistin Sebastiani, Fernando Rodrigues Junior e João Angelo Oliva Neto – promoveram sua primeira edição.

Desde 2007 as edições realizadas foram: 2007, 2011, 20132015, 2017 e 2020.

e dessas edições resultaram cinco publicações:

OLIVA NETO, J. A. (org.) I Semana de Estudos Helenísticos. São Paulo: Humanitas, 2010;

SEBASTIANI, B. B.; RODRIGUES JUNIOR, F.; HASEGAWA, A. P.; OLIVA NETO, J. A. (org.) Hellenistica. São Paulo: Humanitas, 2013;

SEBASTIANI, B. B.; RODRIGUES JUNIOR, F.; SILVA, B. C. (org.). Estudos de poesia e prosa helenística. São Paulo: Humanitas, 2017;

SEBASTIANI, B. B.; RODRIGUES JUNIOR, F.; HASEGAWA, A. P.; OLIVA NETO, J. A.; SILVA, B. C. (org.). Helenismo. São Paulo: Humanitas, 2017;

RODRIGUES JUNIOR, F.; SEBASTIANI, B. B.; SILVA, B. C. (org.). A Poética Calimaquiana e sua Influência na Poesia Epigramática. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021.

Todas as reuniões visam não só a ensejar o contato acadêmico e a troca de conhecimentos e pontos de vista, mas também a estimular nos orientandos do Programa o espírito acadêmico do debate científico.

4) Outros Eventos:

Eventos dedicados a temas específicos

Jornada de Historiografia Helenística (2016)

III Colóquio "Autores do Renascimento" (2016)

A poiesis da democracia (2016)

Colóquio “A Ilíada de Homero e sua recepção na Antiguidade e Modernidade” (2018)

Jornada 50 anos PPG Letras Clássicas (2021)