Membros

Grupo de Estudos de Línguas Indo-Europeias Antigas (GELIEA) é liderado pelo Prof. José Marcos Mariani de Macedo (DLCV/FFLCH/USP) e tem como membros pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, além de construir profícuas parcerias internacionais, com destacados pesquisadores da área. O grupo de pesquisa é certificado pelo CNPq.

Objetivos

Como seu nome diz, o grupo tem por interesse o estudo das línguas indo-europeias antigas. Na área de Estudos Clássicos, o Brasil tem grande tradição nos estudos literários de grego e latim, mas poucas são as pesquisas focadas no estudo dessas línguas dentro da consolidada área conhecida, entre outros nomes, como Indo-europeística, que inclui estudos linguísticos e literários, na comparação entre os vários ramos da família indo-europeia de línguas.

Atividades

O crescente interesse de estudantes pelas línguas indo-europeias antigas ensejou, em 2016, a organização de um curso de Introdução à Gramática Indo-Europeia, ministrado pelo Prof. Dr. Daniel Kölligan (à época, da Universidade de Colônia - Alemanha). Em 2017, o grupo se consolidou e passou a ter encontros modulares, em que alguma língua indo-europeia antiga, relevante à comparação linguístico-literária, era estudada, ou tópicos relevantes à indo-europeística. Além disso, o grupo tem regularmente organizado eventos, convidando membros ou pesquisadores consolidados de outras universidades a ministrarem cursos e workshops, a fim de ampliar a formação nos estudos indo-europeus e divulgar a área, estabilizada há quase 200 anos nos grandes centros de pesquisa do mundo, mas com pouco espaço no Brasil.