Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

"A recepção dos clássicos no Renascimento"

Linha de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Situação: 
Em andamento

Este Projeto de Pesquisa visa a compilar, traduzir, comentar e analisar textos produzidos em língua latina no período conhecido como Renascimento. Assim, estudaremos os usos que os autores renascentistas faziam dos gêneros literários herdados da Antiguidade, assimilando-os, fundindo-os e adaptando-os. Neste projeto contemplamos não apenas os discursos que aplicam os modelos antigos a novas realidades (construção do ethos do nuntius em debates dogmáticos, a emergência da sátira em prosa, a aplicação do genus deliberatiuum em situações não previstas na Retórica antiga etc.) como também textos que discutem e teorizam essa nova prática. Daremos, assim, primazia a Erasmo de Rotterdam, cujos trabalhos discutem conceitos relacionados ao apte dicere e que, em suas polêmicas tanto contra os “bárbaros” escolásticos quanto contra os “ciceronianos”, redefiniu, na Idade Moderna, noções como uarietas, copia, decorum, imitatio etc. Trataremos ainda de temas como o latim como lingua franca e a relação entre Retórica e Cristianismo, bem como sobre o ofício literário em latim, em um momento histórico que tinha como cenário o já irreversível volgarizzamento. Este Projeto insere-se, portanto, na grande Linha de Pesquisa O Discurso Teórico Greco-Latino, na vertente a que hoje se dá o nome de Recepção dos Clássicos.

 

Início: 2015

"Democracia e verdade em Heródoto e Tucídides"

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Em andamento

O projeto busca descrever como os conceitos de democracia e verdade fomentam um ao outro nos textos de Heródoto e Tucídides, podendo contribuir ainda hoje para a promoção de ambas enquanto inscrição de práticas. Por outras palavras, pretende examinar como o embate entre os campos intelectuais de alétheia e pseûdos, entendidos como práticas sociais narrativas antes que categorias ontológicas, está associado à experiência da democracia e, ao mesmo tempo, promove sua manutenção e expansão, desencadeando um ciclo virtuoso capaz de fornecer sugestões para desafios contemporâneos.

Início: 2017

"Investigando o teatro ateniense: sociedade, linguagem, performance"

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Em andamento
Docente(s): 
Adriane da Silva Duarte

2015-

O projeto tem como eixo a investigação do teatro praticado em Atenas ao longo do século V a.C., visando especialmente a tragédia de Eurípides e a comédia de Aristófanes. Propõe-se o exame da relação entre os gêneros dramáticos e a sociedade ateniense; sua intersecção com outros gêneros discursivos que operam na pólis; o caráter performático dessa produção; além de contemplar, igualmente, a tradução desse corpus para a língua portuguesa.

Integrantes: Adriane da Silva Duarte – Coordenadora
Milena Oliveira Faria, Karen Sacconi, Clara Crepaldi, Waldir Moreira Jr, Felipe Campos Azevedo, Edson Reis Meira

"Polifonia genérica e as representações do kleos na poesia homérica e no drama ático"

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Em andamento
Docente(s): 
Christian Werner

O presente projeto propõe a investigação da forma como a noção polissêmica de kleos (?relato oral, fama, glória?) é articulada na tradição épica grega e em sua recepção no drama ático. A investigação se deterá em dois momentos principais, a Odisseia de Homero e o teatro de Eurípides, especialmente Andrômaca, Héracles e O ciclope. Nesse conjunto de textos, as ações realizadas pelos heróis no passado são trazidas para o presente do receptor por meio de vozes diversas que se utilizam de discursos e gêneros discursivos distintos, que, por sua vez, revelam um mundo complexo e, eventualmente, fracionado, de forma que o kleos não implica somente elogio ou exemplaridade, mas permite o esboço de um problema que diz respeito à imagem que o público receptor faz de si mesmo e de seu passado. Das performances épicas na Grécia Arcaica às dramáticas na Atenas Clássica, as diferenças na forma como se constrói um mundo de feitos heroicos são grandes, mas a perplexidade diante da ligação entre a violência dos feitos e sua celebração e a interrogação dos fundamentos da rememoração são constantes.

Início: 2015

Apoio: CNPq

"Projeto Minimus, ano II: O grego e o latim no Ensino Fundamental Projeto de Cultura e Extensão da PrCEU da USP"

Situação: 
Em andamento
Docente(s): 
Paula da Cunha Corrêa

Projeto de Extensão e Cultura

Continuação do Projeto desenvolvido no ano passado, com os mesmos objetivos e na mesma EMEF Desembargador Amorim Lima.

 O projeto visa introduzir, como no ano passado, o estudo do latim e do grego, respectivamente no 6º e 4º ano do Ensino Fundamental, na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Pesquisas realizadas desde 1920 nos EEUU comprovam a eficácia do estudo do latim e do grego como forma de aperfeiçoar a proficiência dos alunos na língua materna, de facilitar a aprendizagem de outras línguas estrangeiras e de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997). Além disso, notou-se uma melhoria na autoestima e motivação desses alunos, provavelmente devido ao melhor desempenho nas matérias básicas (no caso, em inglês e matemática) e por causa da adquisição de noções de cultura clássica, às quais não tinham acesso. Portanto, o Projeto Minimus visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo e, além das aulas de língua, o Projeto inclui aulas "especiais", ministradas por docentes da FFLCH, sobre mitos, o teatro, a filosofia, a historiografia, a épica e a lírica da antiguidade clássica. Essas aulas oferecerão aos alunos uma introdução à mitologia e aos diversos gêneros literários, aos autores e às obras clássicas, ampliando os seus horizontes culturais e, ao mesmo tempo, motivando a aprendizagem das línguas clássicas.

"Quéreas e Calírroe: tradução e estudo do romance de Cáriton de Afrodísias"

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Em andamento
Docente(s): 
Adriane da Silva Duarte

2013-

A pesquisa visa a disponibilizar para o publico leitor em língua portuguesa, sobretudo o brasileiro, o romance de Cáriton de Afrodísias, Quéreas e Calírroe (I a. C. - I d. C.), contextualizando-o em seu tempo e gênero, de modo a contribuir para os estudos da narrativa em prosa grega. Propõe-se a tradução do romance e a redação de um ensaio de natureza introdutória, que situe e apresente a obra e o gênero, visando a suprir a ausência de edições e estudos em nosso país.

Integrantes: Adriane da Silva Duarte – Coordenadora

"Temas, formas e linguagens na poesia grega arcaica e clássica"

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Em andamento
Docente(s): 
Giuliana Ragusa

O projeto visa ao estudo de elementos composicionais da poesia grega arcaica e clássica, notadamente na mélica, concentrando-se em três deles: os temas abordados pelos poetas, as formas empregadas nas práticas retóricas ou discursivas, a linguagem e sua elaboração nos vários (sub)gêneros compreendidos no corpus. E concentra-se ainda na tradução com notas e apresentações/introduções. O objetivo do projeto é estreitar as articulações entre as pesquisas desenvolvidas por mim e por orientandos. O primeiro ciclo do projeto deverá ser concluído em 2016.

Início: 2013

 

"Textos filosóficos latinos: tradução e estudo".

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Em andamento
Docente(s): 
Sidney Calheiros de Lima

Neste projeto, o objetivo é traduzir para o português textos filosóficos compostos em latim; além da tradução, empreende-se o estudo do texto, que pode ter caráter linguístico, filosófico e histórico-cultural. O objeto de estudos constitui-se, principalmente, de exposições sistemáticas de filosofia, mas são contempladas outras obras que, ainda que de natureza distinta, servem-se de doutrinas filosóficas em sua composição.

Observações: 

Início: 2012

“ Os mitos em Estesícoro e Íbico”

Linha de Pesquisa: 
Poesia e prosa greco-latina
Situação: 
Em andamento
Docente(s): 
Paula da Cunha Corrêa

Projeto PQ-CNPq

O estudo dos fragmentos de Estesícoro (tradução e comentário) com ênfase nos mitos narrados, ou aos quais o poeta alude.