Linha de pesquisa:
Situação:
Concluído

O trabalho se constitui de tradução completa e notas das Acadêmicas de Cícero; partes já completadas: uma introdução sobre a produção filosófica de Cícero, a tradução e notas das Academica posteriora; parte em execução: tradução e notas das Academicas priora. As Acadêmicas tratam basicamente do problema do conhecimento, de como a mente adquire conhecimento, de como o homem pode dar ou não seu assentimento, sua concordância, ao que lhe aparece. Cícero apresenta os conflitos que dividiam as duas Academias: a anterior, que lhe foi dirigida por Espeusipo e depois por Xenócrates, discípulos de Platão; a chamada Nova Academia, que começou com Arcésilas, seguido mais tarde por Carnéades.

Início: 2009
Concluído: 2012


Linha de pesquisa:
Situação:
Concluído

Edição da obra poética quinhentista de Antônio de Gouveia (epigramas e elegias), com foco nas relações intertextuais de imitação de autores clássicos como Ovídio e Virgílio.

Início: 2010
Conclusão: 2016


Linha de pesquisa:
Situação:
Concluído

O projeto se centra na tradução dos diálogos de Platão, sobretudo naqueles em que se delimita a filosofia em contraposição aos considerados equívocos das práticas retóricas e poéticas, bem como contra o ensino sofístico. Além disso, busca na tradição que se diz ancorar em Platão os elementos de permanência dessas questões.

Início: 2012
Conclusão: 2016


Linha de pesquisa:
Situação:
Concluído

Estudos críticos centrados nas Histórias de Políbio de Megalópolis (200? - 118? a.C.).

Início: 2007; conclusão: 2013.