Adriane da Silva Duarte (USP)
Andre Malta Campos (USP)
Breno Battistin Sebastiani (USP)
Camila Aline Zanon (USP)
* Christian Werner (USP)
Daniel Rossi Nunes Lopes (USP)
Danilo de Sousa Villa (USP)
Féliz Jácome Neto (USP)
* Fernando Rodrigues Junior (USP)
Flávia Vasconcellos Amaral (UoT)
Gabriela Canazart (USP)
Gustavo Araújo de Freitas (UFMG)
Gustavo Henrique Montes Frade (UFMG)
Helio Pimentel Neto (USP)
Juarez Carlos de Oliveira Pinto (USP)
Julio de Figueiredo Lopes Rego (UFBA)
Leonardo Medeiros Vieira (UFBA)
Letícia Gabriela de Castro Monteiro (USP)
Lucia Sano (UNIFESP)
Luiz Vinicius Agres (USP)
Robert de Brose (UFC)
Silvia Regina de Alencar Frigatto (USP)
Teodoro Rennó Assunção (UFMG)
O grupo tem como objetivo principal investigar as condições de produção e disseminação da poesia poesia grega arcaica e clássica, ou seja, seu contexto de performance e reperformance. Como segundo objetivo afim, discute-se até que ponto faz sentido se manter alguma noção de gênero na descrição dessas condições. Embora o objeto de pesquisa principal da maioria dos membros pesquisadores do grupo seja a poesia hexamétrica, desde o início procurou-se discuti-la no contexto maior, sincrônico e diacrônico, da cultura musical grega, de sua teorização em sentido cada vez mais técnico a partir do século V aC e de sua recepção antiga e moderna.
Em dezembro de 2012, o líder Christian Werner recebeu um auxílio à pesquisa do CNPq para financiar as atividades do grupo no biênio 2013-14. O financiamento permitiu a compra de material bibliográfico e a publicação de dois livros, que derivaram de dois colóquios, para os quais recebeu-se financiamento da FAPESP e da CAPES. Os dois livros derivados são: WERNER, C.; SEBASTIANI, B.; DOURADO-LOPES, A. (eds.) Gêneros poéticos na Grécia Antiga: fronteiras e confluências. São Paulo: Humanitas/CNPq, 2014; e WERNER, C.; DOURADO-LOPES, A.; WERNER, E. (eds.) Tecendo narrativas: unidade e episódio na literatura grega antiga. São Paulo: Humanitas/CNPq, 2015. O grupo também apoiou o “1º Colóquio Internacional Homero e Hesíodo”, realizado em Belo Horizonte (UFMG, outubro de 2015). Em setembro de 2018, ocorreu o 3º colóquio organizado pelo grupo. O tema foi a Ilíada de Homero e sua recepção na Antiguidade e modernidade.
WERNER, C.; SEBASTIANI, B.; DOURADO-LOPES, A. (eds.) Gêneros poéticos na Grécia Antiga: fronteiras e confluências. São Paulo: Humanitas/CNPq, 2014.
WERNER, C.; DOURADO-LOPES, A.; WERNER, E. (eds.) Tecendo narrativas: unidade e episódio na literatura grega antiga. São Paulo: Humanitas/CNPq, 2015.
WERNER, C.; SEBASTIANI, B. B.; SANO, L. (orgs.) Dossiê Recepção antiga e moderna da Ilíada. Classica v. 32, n. 1, 2019.