Em sintonia com as ações afirmativas vigentes no âmbito universitário de nosso país, o Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da USP (PPG-LC/USP), sensível às demandas atuais da sociedade, passou a adotar medidas concretas nesse sentido, como a reserva de vagas nos seus processos seletivos (ingresso e bolsas) e a criação de uma Comissão de Acompanhamento de Ações Afirmativas. 

A Comissão de Acompanhamento de Ações Afirmativas (CAAF) do PPG-LC/USP foi formalizada em 2023. É composta por dois docentes e um discente e representa uma extensão da Comissão Coordenadora do Programa (CCP). Está encarregada de acompanhar e oferecer apoio às/aos discentes ingressantes por ações afirmativas e sugerir acréscimos e correções nos processos seletivos de ingresso e de bolsas, bem como auxiliar no apoio institucional à sua permanência.

É de incumbência específica da CAAF (a) sugerir propostas no objetivo de aprimorar a política de ações afirmativas do PPG-LC/USP, (b) promover o diálogo entre discentes ingressantes por ações afirmativas e docentes do PPG-LC/USP, na tentativa de detectar dificuldades enfrentadas por essas/es discentes em sua trajetória acadêmica e propor as medidas necessárias para saná-las, (c) reunir e analisar dados sobre a mudança do perfil de discentes a partir da implementação da política de ações afirmativas.

A CAAF, em seu mandato 2023-24, é formada pelos docentes Luise Marion Frenkel e Sidney Calheiros de Lima e pela discente Thais Rocha Carvalho.