PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO – PPG LETRAS CLÁSSICAS/USP

 

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Máxima délfica

  1. Autoavaliação

 

A autoavaliação deve ser compreendida como um processo complementar ao da avaliação externa, a que os programas de pós-graduação estão submetidos, e visa ao aprimoramento de suas competências a partir do autoconhecimento e da crítica interna. Essas competências não se limitam à capacitação de pesquisadores e à produção de conhecimento, atividades fim da pós-graduação, mas também à formação discente.

A autoavaliação oferece a oportunidade de um exame interno, que contemple as percepções de docentes, discentes, egressos e funcionários de apoio administrativo, de modo a formar um quadro das qualidades e das deficiências do programa e, a partir dele, formular ações para fortalecê-las ou saná-las, orientando o planejamento estratégico do programa.

A autoavaliação segue calendário bienal, de modo a fomentar metas e objetivos de médio e longo prazos, obedecendo à Política de Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

  1. Da Implementação

 

A primeira ação visando o processo autoavaliativo é a instalação de uma Comissão de Autoavaliação do PPGLC, que deverá ser composta por no mínimo três membros, sendo um representante do corpo docente, seu coordenador, um representante do corpo discente, e um funcionário técnico-administrativo. Os membros, a serem indicados pela Comissão Coordenadora do Programa, será responsável por implementar o processo, estabelecer as dimensões a serem avaliadas, as diretrizes para a análise dos dados gerados, além de redigir o relatório que consolide os resultados da consulta a documentos e aos membros do PPG. A duração do mandado deve acompanhar o quadriênio de avaliação da Capes, de modo a incorporar a avaliação externa ao processo e responder a ela.

 

  1. Do Processo de Autoavaliação: metodologia e consolidação dos resultados

 

O processo de autoavaliação constará de cinco etapas, assim discriminadas:

 

3.1 Análise documental: Regulamento do Programa; Regimento da CPG; Projeto Acadêmico da Unidade e do Departamento; Currículos Lattes; Plataforma Sucupira.

3.2 Elaboração e aplicação de Questionários: questionários diferenciados para os docentes, discentes, egressos e servidores técnico-administrativos; sensibilização dos membros do PPG quanto a importância de participar do processo.

3.3 Análise e sistematização das informações: construção de um banco de dados utilizando as informações geradas pela análise documental e questionários online. Esses elementos serão transcritos, tabulados e sistematizados quantitativamente em gráficos, quadros, imagens e diagramas e qualitativamente em blocos argumentativos, de modo a constituir painéis temáticos.

3.4 Apresentação dos Resultados Preliminares à Comunidade Acadêmica: disponibilização dos resultados preliminares para discussões em seminários de autoavaliação abertos à comunidade (interna e externa).

3.5 Elaboração do Relatório de Autoavaliação: as observações e sugestões advindas dos seminários de autoavaliação serão reunidas e sistematizadas em um documento crítico-analítico representativo do processo colaborativo de avaliação interna sobre os aspectos fracos e fortes e sobre as potencialidades do PPGLC. Esse documento orientará as ações a serem implementadas nos anos subsequentes, traduzidas em metas e planos integradas ao Planejamento Estratégico do Programa, e a continuidade do próprio processo de autoavaliação. O relatório terá ampla divulgação no site do PPG.

 

    4. Comissão de Autoavaliação - mandato 2024

 

Adriane da Silva Duarte (docente coordenadora)

Thais Rocha Carvalho (discente)

Lucas Toriani (funcionário técnico-administrativo)

 

     5. Cronograma de Aplicação

Janeiro de 2024

Instalação da Comissão de Autoavaliação

Fevereiro-Março de 2024

Elaboração e aplicação dos questionários

Abril de 2024

Sistematização dos dados obtidos a partir da leitura dos documentos e das respostas dos questionários

Maio de 2024

Realização do Seminário de Autoavaliação, reunindo a totalidade de docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos vinculados ao Programa

Junho de 2024

Redação e divulgação do Relatório de autoavaliação, a ser publicado no site do PPGLC.

 

      6. Formas de disseminação dos resultados

 

Os resultados serão apresentados em duas etapas. Em um primeiro momento através da realização de um Seminário interno para divulgação dos dados coletados e debate visando o estabelecimento de metas e ações concretas para aperfeiçoamento do Programa.  Em um segundo momento, o relatório resultante das etapas anteriores será publicado no site do PPGLC.