PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO – PPG LETRAS CLÁSSICAS/USP
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Máxima délfica
- Autoavaliação
A autoavaliação deve ser compreendida como um processo complementar ao da avaliação externa, a que os programas de pós-graduação estão submetidos, e visa ao aprimoramento de suas competências a partir do autoconhecimento e da crítica interna. Essas competências não se limitam à capacitação de pesquisadores e à produção de conhecimento, atividades fim da pós-graduação, mas também à formação discente.
A autoavaliação oferece a oportunidade de um exame interno, que contemple as percepções de docentes, discentes, egressos e funcionários de apoio administrativo, de modo a formar um quadro das qualidades e das deficiências do programa e, a partir dele, formular ações para fortalecê-las ou saná-las, orientando o planejamento estratégico do programa.
A autoavaliação segue calendário bienal, de modo a fomentar metas e objetivos de médio e longo prazos, obedecendo à Política de Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
- Da Implementação
A primeira ação visando o processo autoavaliativo é a instalação de uma Comissão de Autoavaliação do PPGLC, que deverá ser composta por no mínimo três membros, sendo um representante do corpo docente, seu coordenador, um representante do corpo discente, e um funcionário técnico-administrativo. Os membros, a serem indicados pela Comissão Coordenadora do Programa, será responsável por implementar o processo, estabelecer as dimensões a serem avaliadas, as diretrizes para a análise dos dados gerados, além de redigir o relatório que consolide os resultados da consulta a documentos e aos membros do PPG. A duração do mandado deve acompanhar o quadriênio de avaliação da Capes, de modo a incorporar a avaliação externa ao processo e responder a ela.
- Do Processo de Autoavaliação: metodologia e consolidação dos resultados
O processo de autoavaliação constará de cinco etapas, assim discriminadas:
3.1 Análise documental: Regulamento do Programa; Regimento da CPG; Projeto Acadêmico da Unidade e do Departamento; Currículos Lattes; Plataforma Sucupira.
3.2 Elaboração e aplicação de Questionários: questionários diferenciados para os docentes, discentes, egressos e servidores técnico-administrativos; sensibilização dos membros do PPG quanto a importância de participar do processo.
3.3 Análise e sistematização das informações: construção de um banco de dados utilizando as informações geradas pela análise documental e questionários online. Esses elementos serão transcritos, tabulados e sistematizados quantitativamente em gráficos, quadros, imagens e diagramas e qualitativamente em blocos argumentativos, de modo a constituir painéis temáticos.
3.4 Apresentação dos Resultados Preliminares à Comunidade Acadêmica: disponibilização dos resultados preliminares para discussões em seminários de autoavaliação abertos à comunidade (interna e externa).
3.5 Elaboração do Relatório de Autoavaliação: as observações e sugestões advindas dos seminários de autoavaliação serão reunidas e sistematizadas em um documento crítico-analítico representativo do processo colaborativo de avaliação interna sobre os aspectos fracos e fortes e sobre as potencialidades do PPGLC. Esse documento orientará as ações a serem implementadas nos anos subsequentes, traduzidas em metas e planos integradas ao Planejamento Estratégico do Programa, e a continuidade do próprio processo de autoavaliação. O relatório terá ampla divulgação no site do PPG.
4. Comissão de Autoavaliação - mandato 2024
Adriane da Silva Duarte (docente coordenadora)
Thais Rocha Carvalho (discente)
Lucas Toriani (funcionário técnico-administrativo)
5. Cronograma de Aplicação
Janeiro de 2024 |
Instalação da Comissão de Autoavaliação |
Fevereiro-Março de 2024 |
Elaboração e aplicação dos questionários |
Abril de 2024 |
Sistematização dos dados obtidos a partir da leitura dos documentos e das respostas dos questionários |
Maio de 2024 |
Realização do Seminário de Autoavaliação, reunindo a totalidade de docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos vinculados ao Programa |
Junho de 2024 |
Redação e divulgação do Relatório de autoavaliação, a ser publicado no site do PPGLC. |
6. Formas de disseminação dos resultados
Os resultados serão apresentados em duas etapas. Em um primeiro momento através da realização de um Seminário interno para divulgação dos dados coletados e debate visando o estabelecimento de metas e ações concretas para aperfeiçoamento do Programa. Em um segundo momento, o relatório resultante das etapas anteriores será publicado no site do PPGLC.