Em Andamento

Linha de pesquisa:
Situação:
Em andamento

Esse projeto de pesquisa se centra no estudo da literatura grega composta desde o final do período clássico até a Antiguidade Tardia, abarcando os períodos helenístico (323 – 31 a.C.) e imperial (31 a.C. – 476 d.C.). O objetivo dessa investigação é discutir os traços que configuram uma estética helenística, delineados a partir das obras de poetas como Calímaco, Teócrito, Apolônio de Rodes, Asclepíades, Licofrão e Arato (situados na primeira metade do século III a.C.),  e a influência que exerceram na produção literária dos séculos seguintes.


Situação:
Em andamento

Este Projeto de Pesquisa visa a compilar, traduzir, comentar e analisar textos produzidos em língua latina no período conhecido como Renascimento. Assim, estudaremos os usos que os autores renascentistas faziam dos gêneros literários herdados da Antiguidade, assimilando-os, fundindo-os e adaptando-os. Neste projeto contemplamos não apenas os discursos que aplicam os modelos antigos a novas realidades (construção do ethos do nuntius em debates dogmáticos, a emergência da sátira em prosa, a aplicação do genus deliberatiuum em situações não previstas na Retórica antiga etc.) como também textos que discutem e teorizam essa nova prática. Daremos, assim, primazia a Erasmo de Rotterdam, cujos trabalhos discutem conceitos relacionados ao apte dicere e que, em suas polêmicas tanto contra os “bárbaros” escolásticos quanto contra os “ciceronianos”, redefiniu, na Idade Moderna, noções como uarietas, copia, decorum, imitatio etc. Trataremos ainda de temas como o latim como lingua franca e a relação entre Retórica e Cristianismo, bem como sobre o ofício literário em latim, em um momento histórico que tinha como cenário o já irreversível volgarizzamento. Este Projeto insere-se, portanto, na grande Linha de Pesquisa O Discurso Teórico Greco-Latino, na vertente a que hoje se dá o nome de Recepção dos Clássicos.

Início: 01/01/2015


Situação:
Em andamento
Docente(s):

Visa o projeto a observação, discussão e mapeamento dos conceitos de ars picturae/téchne graphé e ars sculpturae/téchne plastiké nos autores do mundo helênico e latino. Sob a perspectiva da metodologia, o projeto assume duas possibilidades: a) a primeira diz respeito à leitura e à exegese de obras pictóricas e escultóricas da Antiguidade Clássica, tomando por base equipamento conceitual das artes plásticas e pictóricas contemporâneas a fim de que tenhamos clareza dos valores hoje em voga aplicados aos objetos artísticos antigos, como reflexos de uma recepção, operados pela percepção atual da obra; b) a segunda se atém ao modus ou aos modi de como os antigos as observam e de como as associam às outras artes, mormente, àquelas utilizadas para descrevê-las, a saber, a arte poética e a arte retórica. O projeto em questão preocupa-se também em integrar conhecimentos de níveis diversos, desde a Iniciação Científica ao Pós-Doutorado, além de buscar o diálogo interdisciplinar, integrando outras áreas do conhecimento, ligadas ao grande núcleo, Estudos Clássicos, que congrega a Filosofia, a História, a Arqueologia e a Filologia. O Projeto conta com apoios institucionais individualizados, a partir de bolsas de fomento à pesquisa da: FAPESP, CNPq e Capes

Início: 01/01/2016


Linha de pesquisa:
Situação:
Em andamento
Docente(s):

O objetivo deste projeto é discutir algumas características distintivas das composições de Eurípides, especialmente por meio de Héracles, Andrômaca, Troianas e Suplicantes. Os principais tópicos a serem abordados são: a tensão entre o passado mítico e referências contemporâneas, no limite, anacronismos explícitos; a caracterização indireta, metonímica, que os antigos denominavam ēthopoiia, por meio dos discursos das personagens, em particular, dos monólogos que abrem os prólogos; a interface da tragédia com outros discursos poéticos; e a representação do divino.

Início: 01/01/2018


Linha de pesquisa:
Situação:
Em andamento
Docente(s):

O projeto de pesquisa tem por objetivo analisar os cruzamentos conceituais dos domínios da retórica, oratória e filosofia na obra de Marco Túlio Cícero.

Início: 01/01/2017