Linha de Pesquisa
Em andamento
Docente(s)

Início: 01/01/2019

O projeto trata de um conjunto de programas de vídeo (vidiocasts) com duração de 20 ? 40 minutos, de caráter multi, inter e transdisciplinar, cujo elo é a Antiguidade Clássica greco-latina, observada a partir de textos e imagens, com visada êmica ou ética, a depender se o objeto é avaliado com os olhos dos antigos, isto é, usando suas categorias próprias ou é avaliado com os nossos olhos contemporâneos, ressaltando, pois, sua recepção nos dias de hoje. Ao fim, é decisivo para este projeto que possamos construir didaticamente um panorama cultural e social do Império greco-romano, como bem cunhou Paul Veyne ao tratar da relevância das civilizações grega e latina na Antiguidade. Outra característica desse projeto é o caráter da valorização dos Estudos Clássicos, nas universidades brasileiras principalmente a USP, mas não sem outras universidades brasileiras ou internacionais que contem com quadros formados na USP, isto é, nossa nucleação.