Projeto Minimus III: O grego e o latim no Ensino Fundamental

Linha de Pesquisa
Situação
Concluído
Observações

Início: 01/01/2015

Conclusão: 31/12/2019

O presente projeto visa dar continuidade ao trabalho realizado desde fevereiro de 2013 na EMEF Desembargador Amorim Lima, na qual introduzimos o estudo do grego e do latim, respectivamente nas grades curriculares dos 6º/7º e 4º ano do Ensino Fundamental. Se, por ausência de um grupo de controle, fica difícil estimar em que medida o projeto proporcionou o aperfeiçoamento da proficiência dos alunos na língua vernácula, desenvolvendo também o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997), os resultados foram altamente positivos, de modo que a Diretora da escola solicitou a continuidade do projeto. Alguns professores, estimulados por seus alunos, também quiseram ter aulas de grego e latim, pois as crianças demonstraram tamanho interesse e entusiasmo pela aprendizagem das línguas que algumas pediram para dar continuidade aos seus estudos de grego e latim. Como em 2013 e 2014, pretendemos usar por base para as aulas de latim a tradução realizada pela equipe do método Minimus (Cambridge University Press, 1999) e a apostila de exercícios preparada pelos alunos e que se adequa ao método de ensino da escola por meio de roteiros de pesquisa, enquanto que, para o grego, como o Athenaze (Oxford University Press, 2011) apresentou dificuldades em 2013, os professores preparam atividades e exercícios de fixação para suplementar as lições do método, e utilizam também alguns outros métodos de grego como o Aprendendo Grego (Editora Odysseus, 2014) . Portanto, o projeto visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo (com a renovação em 2016) e, ao mesmo tempo, oferecer aulas para os professores da EMEF, assim como Grego II e Latim II para os alunos do 5o e 7o/8o anos que porventura quiserem continuar os seus estudos das línguas grega e latina